O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PCDs), celebrado em 3 de dezembro, é uma data comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade dos direitos e o bem-estar de PCDs. A presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF), Silvanete Brandão, considera este dia muito importante para a comunidade das pessoas com deficiência.
"Em 2025, nós podemos dizer que as pessoas com deficiência conseguem falar por elas mesmas, conseguem ter sua própria representatividade, conseguem ter o seu próprio protagonismo. E isso devido à LBI, que é a Lei Brasileira de Inclusão. É um dia também para colocar para os políticos e para as políticas públicas que nós estamos aqui e que nós precisamos ser olhados e vistos com mais cidadania."
Silvanete Brandão acredita que a maior conquista para as pessoas com deficiência foi a criação da Lei 8.213 de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, que garante a inclusão de PCDs no mercado de trabalho. Mas ela ainda sinaliza alguns desafios, sendo o principal a falta de acessibilidade.
"Se você não tiver acessibilidade, você não faz inclusão. Não consigo um transporte público adaptado, não consigo sair de casa de cadeira de rodas e nem se a pessoa for cega e estiver utilizando a bengala por falta da pista tátil."
Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a ABADEF está programando algumas atividades, incluindo uma live e o lançamento de um livro com coautoria de Silvanete Brandão.
Fonte: Radioagência Nacional